Plano de Desenvolvimento USCS 2030

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A formulação do Plano de Desenvolvimento USCS 2030 foi fundamentada nos princìpios  teóricos e metodológicos do Planejamento Estratégico Prospectivo – PEP (Burbano & Ramírez, 2010). O método articula, de forma coerente e consistente, as técnicas da prospectiva estratégica de Godet (1994, 1997); o planejamento por cenários de Heijden (2005); os cenários prospectivos de Schwartz (2000) e o Planejamento Estratégico Situacional de Matus (1997).

 Com o objetivo de elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento USCS 2030, desde mediados de 2018 foi instituído um Grupo de Trabalho formado por docentes e funcionários, subordinado diretamente à Reitoria e oficializado através da Portaria n° 003/2019.

 Seguindo cronograma previamente estabelecido, o Grupo realizou sessões semanais de trabalho visando discutir e formular o Plano e submeter à consideração e aprovação da Alta Direção os resultados que estavam sendo obtidos de dito processo. Para isso, com base nos fundamentos das Ciências e Técnicas de Governo, a Alta Direção e o Grupo de Trabalho foram treinados pelos professores convidados Luis Carlos Burbano e Aristogiton Moura, na metodologia do Planejamento Estratégico Prospectivo. O treinamento teve como foco aprender fazendo e foi desenvolvido em duas etapas, uma de natureza magistral e outra de natureza prática.

 A tônica do PED USCS 2030 é sua construção coletiva, com participação ativa da comunidade universitária. Nesse sentido, a fortaleza do PED e suas possiblidades de realização residem na mobilização e compromisso dos diferentes atores que fazem parte da nossa instituição. É nessa perspectiva que o processo de formulação do plano previu a ampla participação democrática, por meio da realização de atividades de reflexão sobre a direcionalidade estratégica da USCS, a identificação e análise dos problemas atuais e potenciais que devem ser foco do PED USCS 2030 e a geração de propostas de ação junto com a Alta Direção, os gestores, os funcionários e os estudantes.

Além dessas atividades, foi enviado para cada um dos gestores um formulário com o objetivo de fazer uma pesquisa de informações dos cursos e atividades de Graduação, Pós-Graduação, EAD e Extensão que alimentaram a análise do macroproblema e a elaboração de propostas de ação. Os resultados das sessões de trabalho com a comunidade universitária e do levantamento de informações foram consolidados e sistematizados pelo Grupo de Trabalho para subsidiar a formulação do Plano.

O cumprimento efetivo dos objetivos definidos no PED USCS 2030 vai depender do envolvimento de todos os seus atores internos tanto na execução das ações formuladas quanto do seu monitoramento, avaliação e correção oportuna. Dessa forma, a participação democrática é um princípio que continuará norteando o processo de execução e atualização permanente do PED USCS. 2030.

 

 

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