Baixar o Plano
A formulação do Plano de Desenvolvimento USCS
2030 foi fundamentada nos princìpios teóricos e metodológicos do Planejamento
Estratégico Prospectivo – PEP (Burbano & Ramírez, 2010). O método articula,
de forma coerente e consistente, as técnicas da prospectiva estratégica de
Godet (1994, 1997); o planejamento por cenários de Heijden (2005); os cenários
prospectivos de Schwartz (2000) e o Planejamento Estratégico Situacional de
Matus (1997).
Com o objetivo de elaborar o Plano
Estratégico de Desenvolvimento USCS 2030, desde mediados de 2018 foi instituído
um Grupo de Trabalho formado por docentes e funcionários, subordinado
diretamente à Reitoria e oficializado através da Portaria n° 003/2019.
Seguindo cronograma previamente
estabelecido, o Grupo realizou sessões semanais de trabalho visando discutir e
formular o Plano e submeter à consideração e aprovação da Alta Direção os
resultados que estavam sendo obtidos de dito processo. Para isso, com base nos
fundamentos das Ciências e Técnicas de Governo, a Alta Direção e o Grupo de
Trabalho foram treinados pelos professores convidados Luis Carlos Burbano e
Aristogiton Moura, na metodologia do Planejamento Estratégico Prospectivo. O
treinamento teve como foco aprender fazendo e foi desenvolvido em duas etapas,
uma de natureza magistral e outra de natureza prática.
A tônica do PED USCS 2030 é sua construção coletiva,
com participação ativa da comunidade universitária. Nesse sentido, a fortaleza
do PED e suas possiblidades de realização residem na mobilização e compromisso
dos diferentes atores que fazem parte da nossa instituição. É nessa perspectiva
que o processo de formulação do plano previu a ampla participação democrática, por
meio da realização de atividades de reflexão sobre a direcionalidade
estratégica da USCS, a identificação e análise dos problemas atuais e
potenciais que devem ser foco do PED USCS 2030 e a geração de propostas de ação
junto com a Alta Direção, os gestores, os funcionários e os estudantes.
Além dessas atividades, foi enviado para
cada um dos gestores um formulário com o objetivo de fazer uma pesquisa de
informações dos cursos e atividades de Graduação, Pós-Graduação, EAD e Extensão
que alimentaram a análise do macroproblema e a elaboração de propostas de ação.
Os resultados das sessões de trabalho com a comunidade universitária e do
levantamento de informações foram consolidados e sistematizados pelo Grupo de
Trabalho para subsidiar a formulação do Plano.
O cumprimento efetivo dos objetivos
definidos no PED USCS 2030 vai depender do envolvimento de todos os seus atores
internos tanto na execução das ações formuladas quanto do seu monitoramento,
avaliação e correção oportuna. Dessa forma, a participação democrática é um
princípio que continuará norteando o processo de execução e atualização
permanente do PED USCS. 2030.
No hay comentarios:
Publicar un comentario